Cardiobank – base de dados e biópsias de doentes cardíacos cirúrgicos
Atualmente, os biobancos constituem uma infraestrutura fundamental para a investigação e progressão dos avanços médicos. O fácil acesso a amostras biológicas humanas e respetiva informação clínica é fundamental para o avanço científico, contribuindo para a maximização de amostras biológicas e para a redução dos custos diretos e indiretos com a saúde, bem como para uma melhoria na qualidade de vida dos doentes.
DESCRIÇÃO: O Cardiobanco consiste num biobanco de amostras biológicas (biopsias, cirurgias, colheitas de sangue, etc) ou seus derivados (RNA, DNA ou proteínas) doadas por indivíduos com doenças cardíaca, vascular ou metabólica de coortes humanas.
Tratam-se de amostras provenientes maioritariamente do Centro Hospitalar de São João, doadas voluntariamente com autorização para preservação e uso futuro em investigação biomédica. As amostras encontram-se catalogadas num software de gestão e armazenadas a – 20ºC, -80ºC ou -196ºC [1] [2] de acordo com a sua natureza e especificidades. Todas as amostras são acompanhadas de informação clínica, um fator crucial para a subsequente investigação científica.
Tipo de amostras e patologias do biobanco:
Para além destas patologias, existem doentes com patologia associadas (fibrilação auricular e hipertensão pulmonar) e outros fatores de risco (DM, Obesidade, HTA, Tabaco, etc) mas sem ser isolados.
Dados existentes:
Todas as amostras estão emparelhadas com o consentimento informado do indivíduo dador e existe caracterização clínica, molecular e histológica para determinadas patologias e subgrupos:- Dados morfométricos e demográficos (basal e follow-up)
- Dados clínicos, medicação, história e fatores de risco (basal e follow-up)
- Caracterização ecocardiográfica (basal e follow-up)
- Dados cirúrgicos e hemodinâmicos
- Caracterização funcional celular (miócitos isolados)
- Análise de expressão génica miocárdica
- Doseamentos plasmáticas
- Expressão de microRNAs plasmáticos e miocárdicos
- Quantificações histológicas (diâmetro dos cardiomiócitos e fibrose)
Equipa
-Serviços prestados
O Cardiobanco presta serviços à comunidade científica e encontra-se disponível para:- Colheita/recolha, processamento e armazenamento de amostras biológicas de dadores, juntamente com informação clínica relevante.[1]
- Armazenamento de amostras.[1][2]
- Processamento histológico de amostras.[1][2]
- Extração de ácidos nucleicos a partir tecidos, sangue e outros fluidos biológicos, e avaliação da qualidade do material biológico.
- Cultura de células de tecidos humanos.
- Gestão de dados e apoio geral a projetos de investigação.
Como Aceder aos nossos serviços
Poderá saber mais acerca de nós em www.unic.med.up.pt/facilities/cardiobankTodas as questões devem ser colocadas através do email: cardiobanco@med.up.pt
Para mais informações acerca do Cardiobanco consultar os documentos disponibilizados.
- Consentimento Informado
- Regulamento do Cardiobanco
- Autorização Comissão de ética
- Autorização Proteção de dados
Contactos
CardiobancoDepartamento de Cirurgia e Fisiologia
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto, Portugal
Telefone: +(351) 220 426 793; +(351) 220 426 793
Email: cardiobanco@med.up.pt